ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Segue o link da atividade dentro do Classroom:
Eletiva de Teatro – 8º anos https://classroom.google.com/u/0/c/MTMzMDcxNjgzODgx/a/MjM4Njg2OTQwOTI1/details Formulário: https://forms.gle/9w3Gch3SyYJ7LcUz5
Eletiva de Teatro – Ensino Médio https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMDY4NDY0OTNa/a/MjM4Njg3NjYxNDY2/details Formulário: https://forms.gle/9w3Gch3SyYJ7LcUz5
A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
APRECIAÇÃO DE VÍDEOS ANTES DE PARTIMOS PARA A PRÁTICA, ASSISTA OS VÍDEOS ABAIXO EXPLICANDO SOBRE O TEMA DO MONÓLOGO. VÍDEO – 1
VÍDEO – 2
Eletiva Teatral
PRÁTICA DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL DE MONÓLOGO
OBSERVEM ALGUMAS ORIENTAÇÕES: ☻ ESTUDE O TEXTO ABAIXO PARA A PRÁTICA DO MONÓLOGO. ☻ DETALHE IMPORTANTE: NO MONÓLOGO, O TEXTO TEM QUE SER DECORADO E O(A) ATOR/ATRIZ TEM QUE INTERPRETAR DE ACORDO COM O TEXTO. ☻ DECORE UMA PARTE DO TEXTO E GRAVE UM VÍDEO DE FRENTE INTERPRETANDO O TEXTO. A INTERPRETAÇÃO É LIVRE.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 08/12/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.
|
Segue o link da atividade dentro do Classroom:
https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMDY4NDY0OTNa/a/MjM2NDM0MDUzNTQ1/details Formulário: https://forms.gle/NhGZfd5XW9ydK9yZA
A atividade poderá ser enviada
diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
|
|
Eletiva Teatral |
PRÁTICA DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL AUDITIVA – III
|
OBSERVEM ALGUMAS ORIENTAÇÕES: ☻ CADA UM DE VOCÊS DEVERÁ ESCOLHER ALGUÉM DE SUA CASA, AMIGO(A) OU DA FAMÍLIA, PARA FAZER A PRÁTICA DO TEXTO TEATRAL ABAIXO. ☻ ESSA PRÁTICA DEVERÁ SER "GRAVADA" COMO ÁUDIO E SER ENVIADA PARA O MEU WHATSAPP. UMA DICA IMPORTANTE É ENSAIAR ALGUMAS VEZES ANTES DE COMEÇAR A GRAVAR. ☻ SE PRECISAREM DE ALGUMA DICA NA HORA DO ENSAIO DE COMO INTERPRETAR COM EMOÇÃO DE ACORDO COM AS FALAS, PODE ME PROCURAR NO PRIVADO. ☻ FAREMOS MAIS ALGUMAS PRÁTICAS DESSE TIPO..... SERÃO COMO PROJETOS DE CONCLUSÃO DA ELETIVA DE TEATRO COMO ENCERRAMENTO EM DEZEMBRO. PEÇO A COLABORAÇÃO DE TODOS E CONSIDERAÇÃO POR MIM. EU CONFIO MUITO EM VOCÊS. ☻ CASO ALGUÉM QUISER O ARQUIVO EM PDF DO TEXTO PARA IMPRIMIR, POSTAREI NO GRUPO. ![]() ![]() |
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 30/11/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Segue o link da atividade dentro do Classroom:
https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMDY4NDY0OTNa/a/MjA0OTgxNjQ5Njkz/details
Formulário: https://forms.gle/EWcn2NcSk5U6UFzS8
A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
|
|
Eletiva Teatral |
PRÁTICA DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL AUDITIVA – I
|
OBSERVEM ALGUMAS ORIENTAÇÕES: ☻ CADA UM DE VOCÊS DEVERÁ ESCOLHER ALGUÉM DE SUA CASA, AMIGO(A) OU DA FAMÍLIA, PARA FAZER A PRÁTICA DO TEXTO TEATRAL ABAIXO. ☻ ESSA PRÁTICA DEVERÁ SER "GRAVADA" COMO ÁUDIO E SER ENVIADA PARA O MEU WHATSAPP. UMA DICA IMPORTANTE É ENSAIAR ALGUMAS VEZES ANTES DE COMEÇAR A GRAVAR. ☻ EU GRAVAREI A NARRAÇÃO DAS CENAS E POSTAREI NO GRUPO. ☻ SE PRECISAREM DE ALGUMA DICA NA HORA DO ENSAIO DE COMO INTERPRETAR COM EMOÇÃO DE ACORDO COM AS FALAS, PODE ME PROCURAR NO PRIVADO. ☻ FAREMOS MAIS ALGUMAS PRÁTICAS DESSE TIPO..... SERÃO COMO PROJETOS DE CONCLUSÃO DA ELETIVA DE TEATRO COMO ENCERRAMENTO EM DEZEMBRO. PEÇO A COLABORAÇÃO DE TODOS E CONSIDERAÇÃO POR MIM. EU CONFIO MUITO EM VOCÊS. ☻ CASO ALGUÉM QUISER O ARQUIVO EM PDF DO TEXTO PARA IMPRIMIR, POSTAREI NO GRUPO. |
Júlia & Pedro |
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 10/11/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.
|
Segue o link da atividade dentro do
Classroom:
https://classroom.google.com/c/ODcxMDY4NDY0OTNa/a/MTczNjgwNDg3MTcy/details Código da Turma: oqv2cae
Formulário: https://forms.gle/1haLdNYurbM8jzNw8
Quem não conseguir entrar no Classroom e nem pelo Formulário, as
perguntas da atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA. Copiar as perguntas
no Caderno e responder. Após isso tirar fotos e enviar para mim.
Se for necessário eu envio
as perguntas no privado.
A atividade poderá ser enviada
diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
| |
Peça Teatral “O Auto da Compadecida” DE ARIANO SUASSUNATrata-se de um drama ocorrido na região Nordeste do Brasil, com elementos da tradição da literatura de cordel, do gênero comédia e traços do barroco católico brasileiro. A obra mistura cultura popular e tradição religiosa.
Na escrita, apresenta traços de linguagem oral, demonstrando na fala do personagem sua classe social. Há também regionalismos, pelo fato de a história se passar no nordeste, região em que o autor nasceu.
| |
| |
Questionário
| |
Depois da leitura atenta do resumo da obra "auto da compadecida", respondas às seguintes perguntas de acordo com cada parte: | |
1) Quem é o Autor da peça teatral "Auto da Compadecida" e em que ano ela foi escrita?
2) Onde acontece a história?
3) Escreva as características da cultura brasileira presente na obra.
4) Quais os nomes dos principais personagens dessa história?
5) (O falecimento do cão) O que aconteceu com o cão da mulher do padeiro e o que ela desejava que o seu bichinho recebesse do padre?
6) (Enterro do animal) O que foi preciso dizer para o padre e para o bispo para que eles se convencessem a enterrar o cão com pompa e circunstância?
7) (A chegada do bando do Severino) Como foi o truque utilizado por João Grilo e Chicó para enganar o terrível cangaceiro Severino?
8) (A morte do pobre João Grilo e Chicó) Qual foi o destino dos personagens "Severino e seu capanga" no Juízo Final?
| |
| |
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 28/09/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.
| |
Segue o link da atividade dentro do Classroom:
LUZ CÂMERA AÇÃO – ENSINO MÉDIO
Código da Turma: oqv2cae
Quem não conseguir entrar pelo
Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:
Quem não conseguir entrar no Classroom e nem pelo Formulário, as perguntas da atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA. Copiar as perguntas no Caderno e responder. Após isso tirar fotos e enviar para mim.
Se for necessário eu envio as perguntas no privado.
A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
|
Teatro de Mamulengo
O Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil, nasceu nos interiores do Nordeste e de lá, migrou para grandes centros e outras regiões. É chamado de Mamulengo, em Pernambuco e no Distrito Federal, mas também recebe diversos nomes pelo Brasil. É Babau, na Paraíba; João Redondo ou Calunga, no Rio Grande do Norte; e Cassimiro Coco, no Ceará, Piauí e Maranhão.
A brincadeira, como é chamada a apresentação de Mamulengo, é um ofício repassado oralmente, por convívio familiar ou de mestre para aprendiz. Em 2015, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo batizado de forma unificada como Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Histórias registradas em livros dizem que os bonecos chegaram ao Brasil com os portugueses jesuítas, no intuito de catequizar. Dentre várias versões sobre a origem desse folguedo, acreditamos na memória popular, que nos fala sobre as raízes afro-brasileiras.
O saudoso Mestre Ginu, bonequeiro pernambucano, contava que o Mamulengo surgiu nas senzalas, onde o povo negro escravizado se reinventava para contar histórias de libertação, a partir de bonecos esculpidos em madeira, era a dor transformada em alegria. Com situações cotidianas de superação e irreverência, as brincadeiras de Mamulengo percorrem o tempo, falando sobre luta, fé, amor, guerra e liberdade.
Até hoje, a tolda (armação de tecido de onde o ator manipula os bonecos) se abre e as figuras ganham vida para dar voz aos sentimentos e expressões da nossa gente brasileira, trabalhadora e brincante. É o povo contando sua própria história.
|
Segue o link da atividade dentro do
Classroom:
1ª A, B, C, D
2ª A, B, C, D
3ª A, B
Código da Turma: oqv2cae
Quem não conseguir entrar pelo
Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:
Quem não conseguir entrar no Classroom e nem pelo Formulário, as
perguntas da atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA. Copiar as
perguntas no Caderno e responder. Após isso tirar fotos e enviar para mim.
Se for necessário eu envio
as perguntas no privado.
A atividade poderá ser enviada
diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
|
ATIVIDADE DE ELETIVA PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 17/08
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Segunda Semana do Terceiro Bimestre.
Teremos Atividades
da Eletiva. Esse bimestre vamos continuar a estudar conteúdos em torno do TEATRO.
|
Teatro das
Sombras
TEATRO DE SOMBRAS, UMA ARTE MUITA ANTIGA QUE
ENCANTA JOVENS, ADULTOS E PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS.
|
O teatro de sombras é uma arte
muita antiga. Sua origem vem desde o período da Pré-História onde os homens
já se encantavam com suas sombras movendo-se nas paredes das cavernas, e
algumas mães na época teriam
desenvolvido o teatro de dedos, projetando sombras diversas com as mãos, para
distrair seus filhos. É originário da
China surgindo por volta de 5.000 antes de Cristo.
Esta arte consiste em uma projeção, sobre
paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou objetos. O
espetáculo costuma atrair multidões graças ao seu encanto artístico que se
espalhou pelos países da Europa até chegar ao Brasil fazendo também muito
sucesso.
|
Qual a
Origem do Teatro de Sombras?
Existe uma lenda chinesa a respeito do teatro
de sombras. Diz a lenda que no ano 121 depois de Cristo, o imperador Wu Ti,
da dinastia dos Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita,
ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "reino das
Sombras", caso contrário seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, através de uma pele de
peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina.
|
Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que
no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e
que esta deixasse transparecer essa luz. Houve uma apresentação para o
imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma
flauta que: "fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com
leveza e graciosidade". Neste momento, teria surgido o teatro de
sombras.
|
À prática de criar figuras com as sombras das
mãos, atualmente, dá-se-lhe o nome de sombras chinesas. O conceito de teatro
de sombras, geralmente, é aplicado quando se usam marionetas como parte do
espetáculo.
Há quem seja da opinião de que o teatro de
sombras é o antecedente do cinema: tratou-se da primeira experiência baseada
na reprodução de movimentos e ações num ecrã. Como é óbvio, ambas as técnicas
são bastante diferentes embora tenham em comum essa particularidade.
|
Outro tipo de arte associado ao teatro de
sombras é o chamado Teatro Negro de Praga, que consiste em realizar jogos de
sombras e luzes com lanternas num cenário escuro.
|
Questionário
Nas questões do 1 ao 5 por favor marcar a
alternativa que você julgar a correta.
|
1) O TEATRO DE SOMBRAS É UMA:
( ) Arte muito antiga
( ) Arte muito nova
( ) Arte da dança
|
2) A ORIGEM DO TEATRO DE SOMBRAS VEM DESDE QUE
PERÍODO?
( )Período moderno
( ) Período antigo
( ) Período da Pré-História
|
3) QUE PAÍS SURGIU O TEATRO DE SOMBRAS?
( ) Japão
( ) China
( ) Índia
|
4) QUAIS AS FIGURAS QUE SÃO PROJETADAS
SOBRE PAREDES OU TELAS DE LINHO NO TEATRO DE SOMBRAS?
( ) Figuras humanas, animais
ou objetos
( ) Figuras de papel
( ) Figuras de barro
|
5) RELACIONE CORRETAMENTE:
( 1 ) Retrata o surgimento
do teatro de sombras
( 2 ) Imperador Chinês
( 3 ) Produziu a
silhueta de uma bailarina
( 4 ) Instrumento tocado
que fez surgir a sombra de uma bailarina
( )Flauta
( ) Mago da corte
( ) Lenda chinesa
( ) Wu Ti
|
6) DE ACORDO COM O VÍDEO SOBRE UMA PERFORMANCE
DO TEATRO NEGO, RESPONDA O QUE CHAMOU A SUA ATENÇÃO DURANTE A APRESENTAÇÃO?
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom
ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME,
SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a
resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 17/08/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a
sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito,
mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
Segue o link da atividade dentro do
Classroom:
1ª
A, B, C, D
2ª
A, B, C, D
Código da Turma: oqv2cae
Quem não conseguir entrar pelo
Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:
Quem
não conseguir entrar no Classroom e nem pelo Formulário, as perguntas da
atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA. Copiar as perguntas no Caderno
e responder. Após isso tirar fotos e enviar para mim.
Se
for necessário eu envio as perguntas no privado.
A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp
ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE DE ELETIVA PARA
SER ENTREGUE ATÉ O DIA 10/08
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Primeira Semana do Terceiro Bimestre.
Teremos Atividades
da Eletiva. Esse bimestre vamos continuar a estudar conteúdos em torno do TEATRO.
|
|
Teatro grego
O teatro grego
surgiu das cerimônias e dos rituais gregos. É curioso que nas encenações só
os homens podiam atuar, por isso as peças eram encenadas com grandes
máscaras. Foi na Grécia que surgiu a dramaturgia, com Téspis, que também
representou pela primeira vez o deus Dionísio, criando o ofício de ator.
Também na Grécia antiga surgiram dois gêneros do teatro, a tragédia e a
comédia.
|
|
1) Com base nas
informações do texto, pode-se afirmar que as máscaras apresentadas na imagem
representam:
a) Uma máscara para personagens masculinas e uma
para personagens femininas.
b) Os dois gêneros do Teatro, a tragédia e a
comédia.
c) Os rostos dos primeiros atores, Téspis e
Dionísio.
d) Uma máscara para atores e outra para atrizes.
e) Ambas as máscaras representam apenas
sentimentos felizes.
Fantasma da Ópera
A imagem é uma
representação das personagens principais do romance O fantasma da ópera, do
escritor Gaston Leroux. Esse texto já foi adaptado diversas vezes para o
teatro e para o cinema. Na história, o fantasma apaixona-se pela jovem
cantora lírica Christine Daaé. Ele vive nos porões do teatro de ópera de
Paris e possui uma cicatriz no rosto, que o deixou com a face deformada.
|
|
Na história, o
fantasma apaixona-se pela jovem cantora lírica Christine Daaé. Ele vive nos
porões do teatro de ópera de Paris e possui uma cicatriz no rosto, que o
deixou com a face deformada.
|
|
|
|
2) Com base na
observação da figura e nas informações apresentadas, assinale a alternativa
CORRETA:
a) A máscara é usada pela personagem para
espantar os maus espíritos do teatro.
b) A máscara da personagem remete às máscaras
usadas pelos foliões durante o Carnaval de Veneza.
c) A máscara é uma forma de a personagem esconder
a deformidade de seu rosto.
d) A máscara é uma forma de a personagem se
aproximar dos grupos indígenas que utilizam máscaras durante cerimônias e
rituais.
e) As máscaras não são usadas em teatros
atualmente.
|
|
O Auto da Compadecida
O Auto da
Compadecida é um filme brasileiro de comédia dramática lançado em 2000.
Dirigido por Guel Arraes e com roteiro de Adriana Falcão, João Falcão e do
próprio diretor, o filme é baseado na peça teatral Auto da Compadecida de
1955 de Ariano Suassuna, com elementos de O Santo e a Porca e Torturas de um
Coração, ambas do mesmo autor, e influências do clássico de Giovanni
Boccaccio Decameron.
|
|
Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus
Nachtergaele)
|
|
3) Assinale a alternativa
que melhor os contextualiza na história do teatro.
a) “Chicó e João Grilo” fazem uma encenação
teatral mímica, ou seja, não usam palavras.
b) “Chicó e João Grilo” representam uma encenação
dramática, como na Grécia Antiga.
c) “Chicó e João Grilo” representam o teatro
musical, todas as falas deles são cantadas.
d) “Chicó e João Grilo” representam uma comédia
dramática, ao mesmo tempo em que tratam de assuntos políticos e culturais.
e) “Chicó e João Grilo” representam a classe alta
da época onde apenas os ricos se aventuravam nas histórias.
|
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom
ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME,
SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a
resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 10/08/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO
DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem
ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do
WhatsApp.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ 24/07
ATENÇÃO!! - COMUNICADO IMPORTANTE
Não deixem
por favor acumular as atividades... conversem com seus Professores.
Segue o link da atividade dentro do
Classroom:
1ª
A, B, C, D
2ª
A, B, C, D
Código da Turma: oqv2cae
Quem não conseguir entrar pelo
Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:
Quem
não conseguir entrar no Classroom e nem pelo Formulário, as perguntas da
atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA. Copiar as perguntas no Caderno
e responder. Após isso tirar fotos e enviar para mim.
Se
for necessário eu envio as perguntas no privado.
A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp
ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
Você
sabe o que significa tecnologia?
Tecnologia é o um produto da ciência e da engenharia, que envolve a
utilização de ferramentas, materiais, técnicas, conhecimentos e recursos com
a finalidade de criar soluções, produtos e máquinas para a resolução de
problemas e para a utilização em nosso dia-a-dia.
Agora você irá aprender de que forma a
tecnologia está relacionada ao teatro.
O uso da tecnologia na criação artística é uma das tendências do teatro
contemporâneo. Os aparatos tecnológicos se relacionam totalmente com a
dramaturgia, com a manipulação do tempo e do espaço e com o jogo dos atores
em cena. A utilização da tecnologia na cena se trata de uma importante
característica da nova teatralidade, porém, não foi sempre assim.
Antigamente, as peças teatrais eram realizadas em espaços abertos e
amplos, que não tinham nada. Eram realizadas à luz do dia ou com luz
artificial, como velas, por exemplo. Posteriormente, as peças deixaram de
acontecer nas ruas e passaram a ser exibidas em salas escuras, tornando-se
necessário arranjar um modo de iluminá-las. Foram feitas várias tentativas,
através da projeção de sombras sobre os cenários pintados e atuação dos
atores próximos aos espectadores, para serem bem vistos e ouvidos.
Até a duração dos espetáculos era condicionada à duração das fontes de
luz. No século XX, finalmente introduziu-se a tecnologia, que trouxe como
novidades para o teatro, os refletores, os palcos rotativos, mobilidades na
disposição do palco em relação à colocação dos espectadores, os efeitos de
fumaça, entre outros artifícios. Alguns sons foram substituídos por
gravações, tais como o som dos trovões, da chuva e do vento. Surgiram também
os microfones, que deram origem ao som amplificado que temos hoje em dia,
além de uma boa acústica.
O destaque é o francês Joanie Lemercier, focado principalmente em
projeções de luz no espaço e seu impacto sobre a nossa percepção, e que
apresenta o trabalho “Volcano”. A exposição integra o Passaporte Cultural
para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Desta forma, nas últimas décadas, com o surgimento e o uso cotidiano de
diferentes tecnologias pelo homem, o teatro tem se confrontado com novas
possibilidades de comunicação. Com o advento da indústria cultural e a
necessidade econômica de atingir cada vez mais público, o cinema e o vídeo
tornaram-se meios artísticos mais viáveis economicamente pela facilidade da
reprodutibilidade das suas obras, fazendo com que o teatro perdesse um pouco
do seu espaço e importância.
Podemos perceber então, que o teatro passou por uma mudança
significativa no que diz respeito à sua relação com a tecnologia e à
tecnologia de produção de imagem. Muitos fatores podem ser considerados como
causadores dessa transformação, tanto fatores associados ao desenvolvimento
da própria tecnologia, quanto fatores específicos da história do teatro, a
necessidade de novos artistas e a popularização da televisão.
Um dos dramaturgos brasileiros que defendem a ideia de se construir um
espaço teatral, onde o tradicional e o tecnológico estejam associados, é José
Celso Martinez Correa, cujas produções artísticas nos anos 60 foram de
caráter político. Zé Celso acredita que a revolução digital tende a
desenvolver cada vez mais a tecnologia que amplia as capacidades humanas, o
que facilita não somente a arte e o teatro, mas a vida cotidiana dos seres
humanos.
O
diretor teatral José Celso Martinez Corrêa.
Antes de responder os questionários,
por favor assista ao vídeo abaixo de um exemplo de
uma Performance teatral
com o uso da Tecnologia.
LINK DOS VÍDEO
COMPLEMENTAR PARA SER VISTO PARA RESPONDER
UMA QUESTÃO DO QUESTIONÁRIO:
Performance Arte e
Tecnologia
QUESTIONÁRIO
Baseando-se no texto, responda as
questões 1, 2, 3 e 4:
1. Qual
é a finalidade da utilização da tecnologia?
2. Cite
uma importante característica da nova teatralidade:
3. Que
novidades, o surgimento da tecnologia no século XX, trouxe para o teatro?
4. Qual
é o pensamento do dramaturgo José Celso Martinez Correa com relação à
revolução digital?
5. Na
apresentação do vídeo, o que lhe chamou mais a atenção?
6.
Qual das alternativas abaixo NÃO
representa uma contribuição da tecnologia para
o teatro? - Marque a
alternativa que NÃO está correta:
a)
Uso de
velas.
b)
Refletores.
c)
Palcos
rotativos.
d)
Iluminação.
e)
Efeitos de
Fumaça.
7.
Qual das propostas abaixo é
defendida pelo dramaturgo José Carlos Martinez Correa? -
Marque a alternativa
que está correta:
a)
Teatro em
espaços abertos e à luz do dia.
b)
Teatro de
sombras.
c)
Espaços
teatrais tradicionais e tecnológicos.
d)
Teatro em
espaços à luz de velas.
e)
Atuação dos
atores próximo aos expectadores.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
AVALIAÇÃO
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
ATENÇÃO!! - COMUNICADO IMPORTANTE
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
🔹
Lembrando que o Segundo Bimestre encerra-se no dia 31/07.
🔹
Não deixem por favor acumular as atividades... conversem com seus
Professores.
👁️🗨️
Observem agora alguns pontos importantes dessa semana de Atividade de Arte!!
♦️ Segue os links das atividades
dentro do Classroom:
1ª
A, B, C, D – 2ª A, B, C, D – 3ª A, B https://classroom.google.com/c/ODcxMDY4NDY0OTNa/m/MTE2NTY1ODIyODYy/details
Código da Turma: oqv2cae
♦️ Quem não conseguir entrar pelo
Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_2h1RudQTEW8pUCqJf3C-kprwCQIjqvJe-vJipDBOoXQbBQ/viewform
♦️ Quem não conseguir entrar no
Classroom e nem pelo Formulário, as perguntas da atividade estarão presentes
no BLOG DA ESCOLA!!
♦️ Agora não vai ter desculpa de não
realizar as atividades propostas... 😄
♦️ Se for necessário eu envio as
perguntas no privado.
♦️ A atividade poderá ser enviada
diretamente no meu privado aqui no WhatApp ou pelo e-mail:
sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
♦️ Dúvidas me procure no privado.
QUESTIONÁRIO
1. O que é o Jogo Dramático?
2. Uma peça de teatro se divide basicamente
em duas partes, quais são elas?
3. O que é a Cena Melodramática?
4. Explique sobre a "Ópera".
5. Qual foi o "Jogo Teatral" que
você mais gostou de participar?
JOGO DO REMO
Fazer um mini vídeo em duas pessoas simulando que
estão em um bote na água cada um com um remo nas mãos. A pessoa que estiver
na frente, ela dará as ordens de como se mover no bote (para a esquerda, pra
direita, abaixar a cabeça, mover rapidamente, mover lentamente etc. A
gravação pode ser de 20 a 30 segundos.
|
![]() |
Professor como faz pra te enviar??
ResponderExcluirManda por favor no meu e-mail ou no meu Whats.
Excluir