terça-feira, 1 de dezembro de 2020

TEATRO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

Segue o link da atividade dentro do Classroom:

 

Eletiva de Teatro – 8º anos

https://classroom.google.com/u/0/c/MTMzMDcxNjgzODgx/a/MjM4Njg2OTQwOTI1/details

 Formulário: https://forms.gle/9w3Gch3SyYJ7LcUz5

 

Eletiva de Teatro – Ensino Médio

https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMDY4NDY0OTNa/a/MjM4Njg3NjYxNDY2/details

 Formulário: https://forms.gle/9w3Gch3SyYJ7LcUz5

 

A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br

 

                                          Dúvidas me procure no privado.

 

 


 

APRECIAÇÃO DE VÍDEOS

ANTES DE PARTIMOS PARA A PRÁTICA, ASSISTA OS VÍDEOS ABAIXO EXPLICANDO SOBRE O TEMA DO MONÓLOGO.

 

VÍDEO – 1

https://youtu.be/U5MGGfG1lS0

 

VÍDEO – 2

https://youtu.be/vjbqZNIZ7FM

 

 

Eletiva Teatral

 

PRÁTICA DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL DE MONÓLOGO

 

 

OBSERVEM ALGUMAS ORIENTAÇÕES:

 

☻ ESTUDE O TEXTO ABAIXO PARA A PRÁTICA DO MONÓLOGO.

 

☻ DETALHE IMPORTANTE: NO MONÓLOGO, O TEXTO TEM QUE SER DECORADO E O(A)   ATOR/ATRIZ TEM QUE INTERPRETAR DE ACORDO COM O TEXTO.

 

☻ DECORE UMA PARTE DO TEXTO E GRAVE UM VÍDEO DE FRENTE INTERPRETANDO O TEXTO. A INTERPRETAÇÃO É LIVRE.

 



 

ORIENTAÇÕES

 

1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.

 

Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/

 

2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.

 

3. PRAZO DE ENTREGA08/12/2020.

 

4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.

 

5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.

 

           PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

 Segue o link da atividade dentro do Classroom:

 

https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMDY4NDY0OTNa/a/MjM2NDM0MDUzNTQ1/details

 

Formulário: https://forms.gle/NhGZfd5XW9ydK9yZA

 

A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br

 

                                          Dúvidas me procure no privado.



 

Eletiva Teatral

PRÁTICA DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL AUDITIVA – III

 

 

OBSERVEM ALGUMAS ORIENTAÇÕES:

 

☻ CADA UM DE VOCÊS DEVERÁ ESCOLHER ALGUÉM DE SUA CASA, AMIGO(A) OU DA FAMÍLIA, PARA FAZER A PRÁTICA DO TEXTO TEATRAL ABAIXO.

 

☻ ESSA PRÁTICA DEVERÁ SER "GRAVADA" COMO ÁUDIO E SER ENVIADA PARA O MEU WHATSAPP. UMA DICA IMPORTANTE É ENSAIAR ALGUMAS VEZES ANTES DE COMEÇAR A GRAVAR.

 

☻ SE PRECISAREM DE ALGUMA DICA NA HORA DO ENSAIO DE COMO INTERPRETAR COM EMOÇÃO DE ACORDO COM AS FALAS, PODE ME PROCURAR NO PRIVADO.

 

☻ FAREMOS MAIS ALGUMAS PRÁTICAS DESSE TIPO..... SERÃO COMO PROJETOS DE CONCLUSÃO DA ELETIVA DE TEATRO COMO ENCERRAMENTO EM DEZEMBRO. PEÇO A COLABORAÇÃO DE TODOS E CONSIDERAÇÃO POR MIM. EU CONFIO MUITO EM VOCÊS.

 

☻ CASO ALGUÉM QUISER O ARQUIVO EM PDF DO TEXTO PARA IMPRIMIR, POSTAREI NO GRUPO.

 

 

 






 

 

ORIENTAÇÕES

 

1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.

 

Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/

 

2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.

 

3. PRAZO DE ENTREGA30/11/2020.

 

4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.

 

5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.

 

   PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

 

PRAZO DE ENTREGA

 

16/11/2020

 

 

 

Segue o link da atividade dentro do Classroom:

 

https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMDY4NDY0OTNa/a/MjA1NDY5MjQwMDky/details

 

Formulário: https://forms.gle/7AAF6sS1jhpMrnDw5

 

A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br

 

                                          Dúvidas me procure no privado.

 

                                          Dúvidas me procure no privado.

 

Eletiva Teatral

PRÁTICA DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL AUDITIVA – II

 

 

OBSERVEM ALGUMAS ORIENTAÇÕES:

 

☻ CADA UM DE VOCÊS DEVERÁ ESCOLHER ALGUÉM DE SUA CASA, AMIGO(A) OU DA FAMÍLIA, PARA FAZER A PRÁTICA DO TEXTO TEATRAL ABAIXO.

 

☻ ESSA PRÁTICA DEVERÁ SER "GRAVADA" COMO ÁUDIO E SER ENVIADA PARA O MEU WHATSAPP. UMA DICA IMPORTANTE É ENSAIAR ALGUMAS VEZES ANTES DE COMEÇAR A GRAVAR.

 

☻ EU GRAVAREI A NARRAÇÃO DAS CENAS E POSTAREI NO GRUPO.

 

☻ SE PRECISAREM DE ALGUMA DICA NA HORA DO ENSAIO DE COMO INTERPRETAR COM EMOÇÃO DE ACORDO COM AS FALAS, PODE ME PROCURAR NO PRIVADO.

 

☻ FAREMOS MAIS ALGUMAS PRÁTICAS DESSE TIPO..... SERÃO COMO PROJETOS DE CONCLUSÃO DA ELETIVA DE TEATRO COMO ENCERRAMENTO EM DEZEMBRO. PEÇO A COLABORAÇÃO DE TODOS E CONSIDERAÇÃO POR MIM. EU CONFIO MUITO EM VOCÊS.

 

☻ CASO ALGUÉM QUISER O ARQUIVO EM PDF DO TEXTO PARA IMPRIMIR, POSTAREI NO GRUPO.

 

 

 







 

 

ORIENTAÇÕES

 

1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.

 

Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/

 

2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.

 

3. PRAZO DE ENTREGA16/11/2020.

 

4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.

 

5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.

 

           PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11


 

 

 

Segue o link da atividade dentro do Classroom:

 

https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMDY4NDY0OTNa/a/MjA0OTgxNjQ5Njkz/details

 

Formulário: https://forms.gle/EWcn2NcSk5U6UFzS8

 

A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br

 

                                          Dúvidas me procure no privado.

 

Eletiva Teatral

PRÁTICA DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL AUDITIVA – I

 

 

OBSERVEM ALGUMAS ORIENTAÇÕES:

 

☻ CADA UM DE VOCÊS DEVERÁ ESCOLHER ALGUÉM DE SUA CASA, AMIGO(A) OU DA FAMÍLIA, PARA FAZER A PRÁTICA DO TEXTO TEATRAL ABAIXO.

 

☻ ESSA PRÁTICA DEVERÁ SER "GRAVADA" COMO ÁUDIO E SER ENVIADA PARA O MEU WHATSAPP. UMA DICA IMPORTANTE É ENSAIAR ALGUMAS VEZES ANTES DE COMEÇAR A GRAVAR.

 

☻ EU GRAVAREI A NARRAÇÃO DAS CENAS E POSTAREI NO GRUPO.

 

☻ SE PRECISAREM DE ALGUMA DICA NA HORA DO ENSAIO DE COMO INTERPRETAR COM EMOÇÃO DE ACORDO COM AS FALAS, PODE ME PROCURAR NO PRIVADO.

 

☻ FAREMOS MAIS ALGUMAS PRÁTICAS DESSE TIPO..... SERÃO COMO PROJETOS DE CONCLUSÃO DA ELETIVA DE TEATRO COMO ENCERRAMENTO EM DEZEMBRO. PEÇO A COLABORAÇÃO DE TODOS E CONSIDERAÇÃO POR MIM. EU CONFIO MUITO EM VOCÊS.

 

☻ CASO ALGUÉM QUISER O ARQUIVO EM PDF DO TEXTO PARA IMPRIMIR, POSTAREI NO GRUPO.

 

 

 


 

Júlia & Pedro

 









 

 

ORIENTAÇÕES

 

1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.

 

Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/

 

2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.

 

3. PRAZO DE ENTREGA10/11/2020.

 

4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.

 

5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.

 

   PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 21/09 ATÉ  25/09

Segue o link da atividade dentro do Classroom:

 

https://classroom.google.com/c/ODcxMDY4NDY0OTNa/a/MTczNjgwNDg3MTcy/details

 Código da Turma: oqv2cae

 

Formulário: https://forms.gle/1haLdNYurbM8jzNw8

 

Quem não conseguir entrar no Classroom e nem pelo Formulário, as perguntas da atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA. Copiar as perguntas no Caderno e responder. Após isso tirar fotos e enviar para mim.

 

Se for necessário eu envio as perguntas no privado.

 

A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br

 

                                          Dúvidas me procure no privado.


 Peça Teatral “O Auto da Compadecida”

DE ARIANO SUASSUNA

Trata-se de um drama ocorrido na região Nordeste do Brasil, com elementos da tradição da literatura de cordel, do gênero comédia e traços do barroco católico brasileiro. A obra mistura cultura popular e tradição religiosa.

 

Na escrita, apresenta traços de linguagem oral, demonstrando na fala do personagem sua classe social. Há também regionalismos, pelo fato de a história se passar no nordeste, região em que o autor nasceu.

 



 

Questionário

 

Depois da leitura atenta do resumo da obra "auto da compadecida", respondas às seguintes perguntas de acordo com cada parte:

 

 

1)    Quem é o Autor da peça teatral "Auto da Compadecida" e em que ano ela foi escrita?

 

2)    Onde acontece a história?

 

3)    Escreva as características da cultura brasileira presente na obra.

 

4)    Quais os nomes dos principais personagens dessa história?

 

5)    (O falecimento do cão) O que aconteceu com o cão da mulher do padeiro e o que ela desejava que o seu bichinho recebesse do padre?

 

6)    (Enterro do animal) O que foi preciso dizer para o padre e para o bispo para que eles se convencessem a enterrar o cão com pompa e circunstância?

 

7)    (A chegada do bando do Severino) Como foi o truque utilizado por João Grilo e Chicó para enganar o terrível cangaceiro Severino?

 

8)    (A morte do pobre João Grilo e Chicó) Qual foi o destino dos personagens "Severino e seu capanga" no Juízo Final?

 

 

 

 

ORIENTAÇÕES

 

1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.

 

Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/

 

2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.

 

3. PRAZO DE ENTREGA28/09/2020.

 

4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.

 

5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.

 

   PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ  11/09

Segue o link da atividade dentro do Classroom:


LUZ CÂMERA AÇÃO – ENSINO MÉDIO


 Código da Turma: oqv2cae

Quem não conseguir entrar pelo Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:



Quem não conseguir entrar no Classroom e nem pelo Formulário, as perguntas da atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA. Copiar as perguntas no Caderno e responder. Após isso tirar fotos e enviar para mim.

Se for necessário eu envio as perguntas no privado.

A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br

                                          Dúvidas me procure no privado.


Teatro de Mamulengo

O Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil, nasceu nos interiores do Nordeste e de lá, migrou para grandes centros e outras regiões. É chamado de Mamulengo, em Pernambuco e no Distrito Federal, mas também recebe diversos nomes pelo Brasil. É Babau, na Paraíba; João Redondo ou Calunga, no Rio Grande do Norte; e Cassimiro Coco, no Ceará, Piauí e Maranhão.


A brincadeira, como é chamada a apresentação de Mamulengo, é um ofício repassado oralmente, por convívio familiar ou de mestre para aprendiz. Em 2015, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo batizado de forma unificada como Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Histórias registradas em livros dizem que os bonecos chegaram ao Brasil com os portugueses jesuítas, no intuito de catequizar. Dentre várias versões sobre a origem desse folguedo, acreditamos na memória popular, que nos fala sobre as raízes afro-brasileiras.

O saudoso Mestre Ginu, bonequeiro pernambucano, contava que o Mamulengo surgiu nas senzalas, onde o povo negro escravizado se reinventava para contar histórias de libertação, a partir de bonecos esculpidos em madeira, era a dor transformada em alegria. Com situações cotidianas de superação e irreverência, as brincadeiras de Mamulengo percorrem o tempo, falando sobre luta, fé, amor, guerra e liberdade.

Até hoje, a tolda (armação de tecido de onde o ator manipula os bonecos) se abre e as figuras ganham vida para dar voz aos sentimentos e expressões da nossa gente brasileira, trabalhadora e brincante. É o povo contando sua própria história.
Questionário

1)    Onde nasceu o tradicional do teatro de bonecos no Brasil?

2)    Em que localidade do Brasil o teatro dos Mamulengos recebe esse nome?

3)    Como é chamado o teatro dos Mamulengos em outras localidades do Brasil?


ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Agora que você já conheceu um pouco sobre a origem e história dos teatros de Mamulengos vamos criar um? Para isso assista ao vídeo do passo a passo e logo após de um nome a seu boneco e ao terminar não esqueça de enviar a foto de seu boneco.

Vídeo como fazer um boneco Mamulengo: https://youtu.be/XKp2djwfRDA




ORIENTAÇÕES

1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.


2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.

3. PRAZO DE ENTREGA15/09/2020.

4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.

5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.

   PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08


Segue o link da atividade dentro do Classroom:

1ª A, B, C, D
2ª A, B, C, D
3ª A, B
 Código da Turma: oqv2cae

Quem não conseguir entrar pelo Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:


Quem não conseguir entrar no Classroom e nem pelo Formulário, as perguntas da atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA. Copiar as perguntas no Caderno e responder. Após isso tirar fotos e enviar para mim.

Se for necessário eu envio as perguntas no privado.

A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br

                                          Dúvidas me procure no privado.

ATIVIDADE DE ELETIVA PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 17/08

DISCIPLINA: ARTE

Olá turma,

Estamos iniciando a Segunda Semana do Terceiro Bimestre.

Teremos Atividades da Eletiva. Esse bimestre vamos continuar a  estudar conteúdos em torno do TEATRO.




Teatro das Sombras

TEATRO DE SOMBRAS, UMA ARTE MUITA ANTIGA QUE ENCANTA JOVENS, ADULTOS E PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS.



O teatro de sombras é uma arte muita antiga. Sua origem vem desde o período da Pré-História onde os homens já se encantavam com suas sombras movendo-se nas paredes das cavernas, e algumas mães  na época teriam desenvolvido o teatro de dedos, projetando sombras diversas com as mãos, para distrair seus filhos.  É originário da China surgindo por volta de 5.000 antes de Cristo.

Esta arte consiste em uma projeção, sobre paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou objetos. O espetáculo costuma atrair multidões graças ao seu encanto artístico que se espalhou pelos países da Europa até chegar ao Brasil fazendo também muito sucesso.



Qual a Origem do Teatro de Sombras?

Existe uma lenda chinesa a respeito do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121 depois de Cristo, o imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "reino das Sombras", caso contrário seria decapitado. O mago usou  a sua imaginação e, através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina.







Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz. Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que: "fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade". Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.



À prática de criar figuras com as sombras das mãos, atualmente, dá-se-lhe o nome de sombras chinesas. O conceito de teatro de sombras, geralmente, é aplicado quando se usam marionetas como parte do espetáculo.

Há quem seja da opinião de que o teatro de sombras é o antecedente do cinema: tratou-se da primeira experiência baseada na reprodução de movimentos e ações num ecrã. Como é óbvio, ambas as técnicas são bastante diferentes embora tenham em comum essa particularidade.

Outro tipo de arte associado ao teatro de sombras é o chamado Teatro Negro de Praga, que consiste em realizar jogos de sombras e luzes com lanternas num cenário escuro.

Assista ao vídeo: https://youtu.be/HgY8-7CCoCA



Questionário

Nas questões do 1 ao 5 por favor marcar a alternativa que você julgar a correta.


1) O TEATRO DE SOMBRAS É UMA:

(    ) Arte muito antiga
(    ) Arte muito nova
(    ) Arte da dança


2) A ORIGEM DO TEATRO DE SOMBRAS VEM DESDE QUE PERÍODO?

(    )Período moderno
(    ) Período antigo
(    ) Período da Pré-História


3) QUE PAÍS SURGIU O TEATRO DE SOMBRAS?

(    ) Japão
(    ) China
(    ) Índia


4) QUAIS AS FIGURAS QUE SÃO PROJETADAS  SOBRE PAREDES OU TELAS DE LINHO NO TEATRO DE SOMBRAS?

(    ) Figuras humanas, animais ou objetos
(    ) Figuras de papel
(    ) Figuras de barro



5) RELACIONE CORRETAMENTE:

1  ) Retrata o surgimento do teatro de sombras
2  ) Imperador Chinês
3  ) Produziu  a silhueta de uma  bailarina
4  ) Instrumento tocado que fez surgir a sombra de uma bailarina


(      )Flauta
(      ) Mago da corte
(      ) Lenda chinesa
(      ) Wu Ti


6) DE ACORDO COM O VÍDEO SOBRE UMA PERFORMANCE DO TEATRO NEGO, RESPONDA O QUE CHAMOU A SUA ATENÇÃO DURANTE A APRESENTAÇÃO?


ORIENTAÇÕES

1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.


2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.

3. PRAZO DE ENTREGA: 17/08/2020.

4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.

5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.

  PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08

Segue o link da atividade dentro do Classroom:

1ª A, B, C, D
2ª A, B, C, D
 Código da Turma: oqv2cae

Quem não conseguir entrar pelo Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:


Quem não conseguir entrar no Classroom e nem pelo Formulário, as perguntas da atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA. Copiar as perguntas no Caderno e responder. Após isso tirar fotos e enviar para mim.

Se for necessário eu envio as perguntas no privado.

A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br

                                          Dúvidas me procure no privado.
ATIVIDADE DE ELETIVA PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 10/08

DISCIPLINA: ARTE

Olá turma,

Estamos iniciando a Primeira Semana do Terceiro Bimestre.

Teremos Atividades da Eletiva. Esse bimestre vamos continuar a  estudar conteúdos em torno do TEATRO.

Teatro grego

O teatro grego surgiu das cerimônias e dos rituais gregos. É curioso que nas encenações só os homens podiam atuar, por isso as peças eram encenadas com grandes máscaras. Foi na Grécia que surgiu a dramaturgia, com Téspis, que também representou pela primeira vez o deus Dionísio, criando o ofício de ator. Também na Grécia antiga surgiram dois gêneros do teatro, a tragédia e a comédia.



1) Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que as máscaras apresentadas na imagem representam:


a)    Uma máscara para personagens masculinas e uma para personagens femininas.
b)    Os dois gêneros do Teatro, a tragédia e a comédia.
c)    Os rostos dos primeiros atores, Téspis e Dionísio.
d)    Uma máscara para atores e outra para atrizes.
e)    Ambas as máscaras representam apenas sentimentos felizes.









Fantasma da Ópera

A imagem é uma representação das personagens principais do romance O fantasma da ópera, do escritor Gaston Leroux. Esse texto já foi adaptado diversas vezes para o teatro e para o cinema. Na história, o fantasma apaixona-se pela jovem cantora lírica Christine Daaé. Ele vive nos porões do teatro de ópera de Paris e possui uma cicatriz no rosto, que o deixou com a face deformada.
Na história, o fantasma apaixona-se pela jovem cantora lírica Christine Daaé. Ele vive nos porões do teatro de ópera de Paris e possui uma cicatriz no rosto, que o deixou com a face deformada.



2) Com base na observação da figura e nas informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:

a)    A máscara é usada pela personagem para espantar os maus espíritos do teatro.

b)    A máscara da personagem remete às máscaras usadas pelos foliões durante o Carnaval de Veneza.

c)    A máscara é uma forma de a personagem esconder a deformidade de seu rosto.

d)    A máscara é uma forma de a personagem se aproximar dos grupos indígenas que utilizam máscaras durante cerimônias e rituais.

e)    As máscaras não são usadas em teatros atualmente.


O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida é um filme brasileiro de comédia dramática lançado em 2000. Dirigido por Guel Arraes e com roteiro de Adriana Falcão, João Falcão e do próprio diretor, o filme é baseado na peça teatral Auto da Compadecida de 1955 de Ariano Suassuna, com elementos de O Santo e a Porca e Torturas de um Coração, ambas do mesmo autor, e influências do clássico de Giovanni Boccaccio Decameron.






Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele)



3) Assinale a alternativa que melhor os contextualiza na história do teatro.

a)    “Chicó e João Grilo” fazem uma encenação teatral mímica, ou seja, não usam palavras.

b)    “Chicó e João Grilo” representam uma encenação dramática, como na Grécia Antiga.

c)    “Chicó e João Grilo” representam o teatro musical, todas as falas deles são cantadas.

d)    “Chicó e João Grilo” representam uma comédia dramática, ao mesmo tempo em que tratam de assuntos políticos e culturais.

e)   “Chicó e João Grilo” representam a classe alta da época onde apenas os ricos se aventuravam nas histórias.




ORIENTAÇÕES

1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.


2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.

3. PRAZO DE ENTREGA: 10/08/2020.

4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.

5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.

  PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
ATENÇÃO!! - COMUNICADO IMPORTANTE

Não deixem por favor acumular as atividades... conversem com seus Professores.

Segue o link da atividade dentro do Classroom:

1ª A, B, C, D
2ª A, B, C, D
 Código da Turma: oqv2cae

Quem não conseguir entrar pelo Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:

Quem não conseguir entrar no Classroom e nem pelo Formulário, as perguntas da atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA. Copiar as perguntas no Caderno e responder. Após isso tirar fotos e enviar para mim.

Se for necessário eu envio as perguntas no privado.

A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br

                                          Dúvidas me procure no privado.
Você sabe o que significa tecnologia?

Tecnologia é o um produto da ciência e da engenharia, que envolve a utilização de ferramentas, materiais, técnicas, conhecimentos e recursos com a finalidade de criar soluções, produtos e máquinas para a resolução de problemas e para a utilização em nosso dia-a-dia.

Agora você irá aprender de que forma a tecnologia está relacionada ao teatro.

O uso da tecnologia na criação artística é uma das tendências do teatro contemporâneo. Os aparatos tecnológicos se relacionam totalmente com a dramaturgia, com a manipulação do tempo e do espaço e com o jogo dos atores em cena. A utilização da tecnologia na cena se trata de uma importante característica da nova teatralidade, porém, não foi sempre assim.

Antigamente, as peças teatrais eram realizadas em espaços abertos e amplos, que não tinham nada. Eram realizadas à luz do dia ou com luz artificial, como velas, por exemplo. Posteriormente, as peças deixaram de acontecer nas ruas e passaram a ser exibidas em salas escuras, tornando-se necessário arranjar um modo de iluminá-las. Foram feitas várias tentativas, através da projeção de sombras sobre os cenários pintados e atuação dos atores próximos aos espectadores, para serem bem vistos e ouvidos.

Até a duração dos espetáculos era condicionada à duração das fontes de luz. No século XX, finalmente introduziu-se a tecnologia, que trouxe como novidades para o teatro, os refletores, os palcos rotativos, mobilidades na disposição do palco em relação à colocação dos espectadores, os efeitos de fumaça, entre outros artifícios. Alguns sons foram substituídos por gravações, tais como o som dos trovões, da chuva e do vento. Surgiram também os microfones, que deram origem ao som amplificado que temos hoje em dia, além de uma boa acústica.
O destaque é o francês Joanie Lemercier, focado principalmente em projeções de luz no espaço e seu impacto sobre a nossa percepção, e que apresenta o trabalho “Volcano”. A exposição integra o Passaporte Cultural para os Jogos Olímpicos Rio 2016.



Desta forma, nas últimas décadas, com o surgimento e o uso cotidiano de diferentes tecnologias pelo homem, o teatro tem se confrontado com novas possibilidades de comunicação. Com o advento da indústria cultural e a necessidade econômica de atingir cada vez mais público, o cinema e o vídeo tornaram-se meios artísticos mais viáveis economicamente pela facilidade da reprodutibilidade das suas obras, fazendo com que o teatro perdesse um pouco do seu espaço e importância.

Podemos perceber então, que o teatro passou por uma mudança significativa no que diz respeito à sua relação com a tecnologia e à tecnologia de produção de imagem. Muitos fatores podem ser considerados como causadores dessa transformação, tanto fatores associados ao desenvolvimento da própria tecnologia, quanto fatores específicos da história do teatro, a necessidade de novos artistas e a popularização da televisão.

Um dos dramaturgos brasileiros que defendem a ideia de se construir um espaço teatral, onde o tradicional e o tecnológico estejam associados, é José Celso Martinez Correa, cujas produções artísticas nos anos 60 foram de caráter político. Zé Celso acredita que a revolução digital tende a desenvolver cada vez mais a tecnologia que amplia as capacidades humanas, o que facilita não somente a arte e o teatro, mas a vida cotidiana dos seres humanos.

O diretor teatral José Celso Martinez Corrêa.













Antes de responder os questionários, por favor assista ao vídeo abaixo de um exemplo de 
uma Performance teatral com o uso da Tecnologia.

LINK DOS VÍDEO COMPLEMENTAR PARA SER VISTO PARA RESPONDER
 UMA QUESTÃO DO QUESTIONÁRIO:

Performance Arte e Tecnologia

QUESTIONÁRIO

Baseando-se no texto, responda as questões 1, 2, 3 e 4:


1.      Qual é a finalidade da utilização da tecnologia?

2.      Cite uma importante característica da nova teatralidade:

3.      Que novidades, o surgimento da tecnologia no século XX, trouxe para o teatro?

4.      Qual é o pensamento do dramaturgo José Celso Martinez Correa com relação à
 revolução digital?

5.      Na apresentação do vídeo, o que lhe chamou mais a atenção?

6.      Qual das alternativas abaixo NÃO representa uma contribuição da tecnologia para
 o teatro? - Marque a alternativa que NÃO está correta:

a)     Uso de velas.
b)     Refletores.
c)      Palcos rotativos.
d)     Iluminação.
e)     Efeitos de Fumaça.
                            
7.      Qual das propostas abaixo é defendida pelo dramaturgo José Carlos Martinez Correa? -
 Marque a alternativa que está correta:

a)     Teatro em espaços abertos e à luz do dia.
b)     Teatro de sombras.
c)      Espaços teatrais tradicionais e tecnológicos.
d)     Teatro em espaços à luz de velas.
e)     Atuação dos atores próximo aos expectadores.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

AVALIAÇÃO

💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
ATENÇÃO!! - COMUNICADO IMPORTANTE
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢




🔹 Lembrando que o Segundo Bimestre encerra-se no dia 31/07.

🔹 Não deixem por favor acumular as atividades... conversem com seus Professores.

👁️‍🗨️ Observem agora alguns pontos importantes dessa semana de Atividade de Arte!!

♦️ Segue os links das atividades dentro do Classroom:
 Código da Turma: oqv2cae

♦️ Quem não conseguir entrar pelo Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_2h1RudQTEW8pUCqJf3C-kprwCQIjqvJe-vJipDBOoXQbBQ/viewform

♦️ Quem não conseguir entrar no Classroom e nem pelo Formulário, as perguntas da atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA!!

♦️ Agora não vai ter desculpa de não realizar as atividades propostas... 😄

♦️ Se for necessário eu envio as perguntas no privado.

♦️ A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado aqui no WhatApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br

♦️ Dúvidas me procure no privado.

QUESTIONÁRIO

1.    O que é o Jogo Dramático?

2.    Uma peça de teatro se divide basicamente em duas partes, quais são elas?


3.    O que é a Cena Melodramática?

4.    Explique sobre a "Ópera".

5.    Qual foi o "Jogo Teatral" que você mais gostou de participar?

JOGO DO REMO
Fazer um mini vídeo em duas pessoas simulando que estão em um bote na água cada um com um remo nas mãos. A pessoa que estiver na frente, ela dará as ordens de como se mover no bote (para a esquerda, pra direita, abaixar a cabeça, mover rapidamente, mover lentamente etc. A gravação pode ser de 20 a 30 segundos.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

ARTE CÊNICA – ENCANTOS E MAGIA



ARTE CÊNICA
Sabemos que a Arte Cênica é a expressão artística que trabalha suas manifestações com a CENA.

PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES: Segundo consta nos mais importantes descritos da história humana a primeira manifestação teatral que se conhece no período Rupestre, onde ao estudarem os desenhos nas cavernas, descobriu-se que havia formas de registros que destacavam esta forma cultural. Ao aprofundarem os estudos descobriram que nos primórdios da humanidade o TEATRO era uma forma de “ritual ecumênico”. Acreditavam que ao ‘imitarem’ o animal a ser caçado, este sucumbiria às artimanhas humanas. Não há registros de que isso realmente funcionou, porém as PANTOMIMAS existiram.

NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA: Vimos manifestações denominadas teatrais, mas na verdade eram DANÇAS (que também é uma manifestação cênica) realizadas na Macedônia e no Egito antigo. Como conhecemos hoje, o TEATRO vai ganhar força CULTURAL e artística na Grécia com suas TRAGÉDIAS e TRAGICOMÉDIAS. Lá também vão surgir termos cênicos muito usados até os dias de hoje, tais como:

v  TUNIKUS – Roupão escuro que serve para ludibriar o expectador, escondendo o corpo do artista;

v  ADEREÇO – Qualquer utensílio utilizado pelo artista em seu próprio corpo durante a cena;

v  KUTURNUS – Calçados em madeira com +ou- 20 a 25 cm de altura que serviam (junto com o Tunikus) para esconder características físicas do artista que ia para a cena. Foi grande aliado para as primeiras participações femininas no teatro;

NA RENASCENÇA: Com o advento do resgate da Cultura Clássica e suas adequações ao período, a Cultura Renascentista vai complementar e dar novas vistas a elementos cênicos criados na Grécia antiga. Surgem neste período Vejamos:

v  COREOGRAFIA – É a organização cênica e técnica dos movimentos de um espetáculo, seja ele de EXPRESSÃO CORPORAL, DANÇA ou TEATRAL;

v  CENOGRAFIA – São todos os elementos que compõem o CENÁRIO de uma atividade cultural cênica.

v  DRAMATURGIA – É texto (fala dos personagens) de um espetáculo cênico;

v  ROTEIRO – É o texto de ações e fazeres de qualquer espetáculo cênico;

v  CENOTÉCNICA – É o conjunto de todos os aparatos não humanos utilizados em uma apresentação, que a partir do século XIV (no final do período Gótico) ganham elementos como a Musicalização, Coro e Ações expressivas de Iluminação.

v  PERSONAGENS – São os novos elementos cênicos compostos pelos atores e atrizes que vieram desafiar o poder de relação público/espetáculo:

Ø  CLOWN – É o personagem CÔMICO de um espetáculo cênico. Na idade média era mais conhecido como o “Bôbo da Corte”, (que usava seu livre acesso aos castelos para espionar e combinar com os revolucionários ações e reveses para seus algozes); em algum momento o denominaram de palhaço, porém foi um equívoco cultural;

Ø  ANTI-HERÓI – É o personagem que foi criado na Renascença, com o objetivo de confundir o público expectador, quando se faz por “bonzinho” e na verdade é um dos principais vilões da trama. N Renascença o Anti-herói, sempre era interpretado por artistas “bonitos”;

Ø  COMMÈRE e COMPÈRE – Cômicos também, mas com funções diferenciadas; Commère sempre bate (um meio vilão) e Compère sempre apanha.

Ø  PIERRÔT – Um cômico diferente, nostálgico que tem um misto de amor platônico com vergonha excessiva pela “bela” Colombina.

Ø  COLOMBINA – Esta cômica dá para a sociedade humana os primeiros passos de mulher independente; sempre dividida entre o romântico Arlequim, o impetuoso Pierrôt e o “fortão” Polichinello (um tipo de “bonachão” que se faz aparecer apenas pelos músculos).

Ø  ARLEQUIM – Cômico que sempre aparece com o “galanteador barato” como qualquer outro; porem é pobre de conhecimento e educação. Compondo o “quarteto amoroso” com Colombina, Arlequim e Polichinello.

Ø  POLICHINELLO – É o cômico acrobata, sempre musculoso ou se mostrando o tal, por conta de seu porte físico. Segue a linha aculturada do Pierrôt.


Os tipos teatrais mais conhecidos e que fincaram raízes até os dias de hoje são:

v  TRAGÉDIA: que comumente chamam de Drama (nas Artes Cênicas Drama = Cena); relata os infortúnios familiares ou não de seus personagens.
v  COMÉDIA: estilo mais engraçado e divertido; muitas vezes é o preferido do público, principalmente no final da Idade média, onde não se podia nem sorrir; este estilo se divide em outros subgrupos como veremos:

Ø  Sátira - objetiva zombar no puro sentido da palavra de personalidades, políticos; Farsa - imita as falências da sociedade e meandros da política; Costumes - objetiva entregar as falhas grotescas da vida familiar e de seus supostos pudores; relações e traições; Pastelão – É um tipo de espetáculo mais agressivo; no século passado vimos “Os três patetas” que simbolizavam bem este tipo de comédia; com um Commère e dois Compère;

Ø  Comédia Dell Arte – Um estilo de comédia romântica que criava situações engraçadas com o “quarteto” Arlequim, Colombina, Pierrôt e Polichinello.

v  MILAGRE: Fala da vida e dos feitos de santos e “homens santos” que realizaram algo de positivo para a sociedade humana.

v  AUTO: São espetáculos que trabalham “Dogmas da vida humana”, como “De onde eu vim?”Pra onde eu vou, após a morte?“O que é e como é  a minha continuação?” Um dos mais famosos é o AUTO DE NOSSA SENHORA DA LUZ, que retrata quase todos estes conflitos: A grande luta do “ser humano com ele mesmo”; procurando saber por que tem pensamentos do “BEM” e porque está sempre tão suscetível ao “MAL”, finalizando com a celebre frase: “O MAL NADA MAIS É QUE A AUSÊNCIA DO BEM!”. Há outros que até viraram filme como o Auto da Compadecida e Auto da Barca.
 



            Responda:

1) O que é o Teatro pra você?
2) Quais são os três termos cênicos muitos usados até os dias de hoje?
3) Qual é a diferença entre Coreografia e Cenografia?
4) O que faz um roteiro?

5) Quais são os quatro tipos de Teatro que fincaram raízes até os dias de hoje? 

ATIVIDADE ESPECIAL DE ELETIVA SOBRE TEATRO

Copiem as questões em uma folha separada e assinale a alternativa que você julgar a correta. Caso haja a necessidade de pesquisar, fique á vontade!!
                                                       
1) A tradição cultural do teatro veio de que país?
a)     Espanha
b)     Itália
c)      Grécia
d)     França

2) A Origem do teatro pode ser remontada desde:
a)     O surgimento da escrita
b)     Das primeiras sociedades primitivas
c)      A origem do Livro
d)     As festas Judias


               3) Na Grécia Antiga o teatro nasceu de rituais que compunham os festivais                                  dedicados  à:   ___________________. (deus grego das festas e das artes)



4) A tragédia surgiu de uma poesia chamada:
a)     Ditirambo
b)     Cauvinista
c)      Prepunha
d)                               Causolel

5) A palavra teatro tem origem grega theatron, que significa:
a)      Arte de encenar
b)      Texto interpretado
c)      Encenação
d)      Local onde se vê


                 6) Gênero Teatral que surgiu nos rituais campestres da Grécia Antiga: _______________.                           (Gênero exagerado, engraçado).





7) Uma peça teatral é escrita ou adaptada por seu ___. É ele quem cria os personagens, e todos os outros elementos que fazem parte da linguagem teatral. A palavra que completa a frase é:
a)      Cineasta
b)      Dramaturgo
c)      Telespectador
d)      Ator


8) Quais os elementos principais, ou tríade, essenciais que compõem o teatro?
a)      Comédia, drama e tragédia
b)      Ator, cena e público
c)      Ator, texto e público
d)      Cenário, trilha sonora e personagens


9) O que é um Téspis?
a)      Ator grego do Século V a.c
b)      Parte do cenário
c)      Roteiro
d)      Personagem que faz papel de Triste (geralmente em peças trágicas)


10) O que significa Presopon?
a)      Roteiro
b)      Personagem
c)      Dramaturgo
d)      Máscara


2 comentários: